O PODER TRANSFORMADOR DE VIDAS
“Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal. “ (Jr. 13:23) NVI
INTRODUÇÃO:
Spurgeon disse:
"Tenho pregado o evangelho de Cristo por muitos anos e jamais conheci alguém que tenha confiado em Cristo e pedido perdão pelos seus pecados e Ele o tenha lançado fora. Nunca me encontrei com um só homem que tivesse sido recusado por Jesus. Tenho conversado com mulheres às quais Ele restituiu a pureza primitiva; com bêbados a quem Ele livrou dos hábitos vis, e com outros culpados de horríveis pecados que se tornaram puros como criança. Sempre ouço a mesma história: "Busquei o Senhor e Ele me ouviu; lavou-me no seu sangue e estou mais branco do que a neve".
Esta grande verdade experimentada por Spurgeon ainda hoje pode ser vista em nosso meio; particularmente, conheço homens outrora dissolutos, depravados, devassos e que francamente, se fossem julgados por nós, jamais alcançariam a graça salvadora de Cristo. Mas que, por esta mesma graça, estão hoje servindo ao soberano Deus. Entretanto esta transformação também pode e deve ser experimentada por todos, seja na vida dos não regenerados e dos regenerados.
Amados irmãos, quando começa então esta transformação de vida? De quem ela depende totalmente? O que fazer então para experimentar esta transformação?
I- QUANDO COMEÇA ENTÃO ESTA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA?
Ela começa a partir do momento que refletimos sobre a nossa condição vil (desprezível, detestável) e pecadora, e não só isto; quando somos exortados por Deus a termos um relacionamento íntimo com Ele:
“Assim me disse o SENHOR: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos. Então me veio a palavra do SENHOR pela segunda vez, dizendo: Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha.E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá, e a muita soberba de Jerusalém. (Jr. 13:1-9)
A) A nossa transformação de vida deve começar com humildade. Para iniciarmos este relacionamento íntimo com Deus simbolizado pelo “Cinto de Linho” descrito na profecia de Jeremias é requisito fundamental que o Senhor que é soberano, nos humilhe da nossa soberba. Mostrando-nos a nossa “podridão” e as consequências da nossa “soberba”:
Derrama sua ira: “Derrama as inundações da tua ira, e atenta para todo soberbo, e abate-o.” (Jó 40:11)
Humilha-nos: “Olha para todo soberbo, e humilha-o... (Jó 40:12ª)
Resiste-nos: “... Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (Tiago 4:6b)
Puni-nos: “Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor Deus dos exércitos; pois o teu dia é chegado, o tempo em que te hei de punir? 32. Então tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante; e porei fogo às suas cidades, o qual consumirá tudo o que está ao seu redor”.(Jr. 50:31 e 32)
Abate-nos: “Pois o Senhor dos exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido.” (Isaias 2:12)
II- DE QUEM ELA (TRANSFORMAÇÃO DE VIDA) DEPENDE TOTALMENTE?
A) Lembrei-me de uma música de composição de Ivan Lins e Victor Martins interpretada pelo grupo infantil turma do Balão mágico da década de 80:
“Depende de nós...
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
B) Qual é a nossa situação diante da possibilidade de transformação de nossas vidas? A palavra profética de Jeremias responde: *Incapazes de fazer o bem1 e acostumados a praticar o mal2. (Jr. 13:23b)
C) Misericórdia Senhor! Partindo desta idéia ensinada na letra desta canção imagine: Se os cultos dependessem de sua presença para que eles acontecessem? Se a adoração perfeita só seria possível se você fizesse um solo naquele domingo? Se a obra do Senhor dependesse exclusivamente de suas ofertas e dízimos para sobreviver financeiramente, se os pecadores dependessem de seu evangelismo pessoal para virem até Cristo? Se as almas perdidas dependessem exclusivamente da sua obediência ao ide de Cristo conforme Mateus 28:19-20. Se a sua salvação dependesse de sua livre e espontânea vontade corrompida pelo pecado? Graças ao soberano Deus que todas estas coisas dependem de sua graça! E Não de nós!
C) Você já parou pra pensar que esta independência de Deus é fruto da desobediência deliberada, pelo poder devastador de pecado que escraviza; e que se não fosse por causa de Cristo, continuaríamos escravos do pecado? “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (Jo 8:32-36)
Deus sentencia seu povo por recusar a dar ouvidos a Sua Palavra, isto é um fato: será tal como este cinto, que para nada presta; embora o texto de Jeremias sugira que a transformação do povo dependa da sua obediência condicional apenas, algo extraordinário da parte de Deus acontece; note como a transformação do povo de Deus depende exclusivamente de sua graça habilitadora: “Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória”
Louvado seja Deus porque Ele não é o homem para que se arrependa: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (números 23: 19). A sua maravilhosa graça nos habilita a transformação de nossas vidas, e se respondemos a isto positivamente é porque Ele nos capacitou. Ele é enfático: “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal. “ NVI. Esta capacidade de transformação de vidas depende exclusivamente de sua maravilhosa graça que nos atrai a si mesmo. Jeremias é enfático ao dizer que Deus se ligou como uma cinta ao seu povo mesmo quando ele foi desobediente, isto só comprova que a mudança de vida, a transformação de vida é obra da livre vontade de Deus. Como entender porque Deus faz isto?
“Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.” (Isaias 48: 9-11)
“Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta. Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos”. (Jeremias 13:10-11)
III- O que fazer então para experimentar esta transformação de vida?
A) Compreendendo agora que toda mudança de vida, que a transformação das nossa vidas passa pelo humilde reconhecimento da dependência total de Deus devemos nos entregar a Ele.Como podemos nos entregar a sua soberana mercê? Jeremias diz:
“Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou: Dai glória ao SENHOR vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão.E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.Dize ao rei e à rainha: Humilhai-vos, e assentai-vos no chão; porque já caiu todo o ornato de vossas cabeças, a coroa da vossa glória. As cidades do sul estão fechadas, e ninguém há que as abra; todo o Judá foi levado cativo, sim, inteiramente cativo.Levantai os vossos olhos, e vede os que vêm do norte; onde está o rebanho que se te deu, o rebanho da tua glória? Que dirás, quando ele te castigar porque os ensinaste a serem capitães, e chefe sobre ti? Porventura não te tomarão as dores, como à mulher que está de parto? Quando, pois, disseres no teu coração: Por que me sobrevieram estas coisas? Pela multidão das tuas maldades se descobriram as tuas fraldas, e os teus calcanhares sofrem violência.Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.Assim os espalharei como o restolho, que passa com o vento do deserto.Esta será a tua sorte, a porção que te será medida por mim, diz o SENHOR; pois te esqueceste de mim, e confiaste em mentiras.Assim também eu levantarei as tuas fraldas sobre o teu rosto; e aparecerá a tua ignomínia.Já vi as tuas abominações, e os teus adultérios, e os teus rinchos, e a enormidade da tua prostituição sobre os outeiros no campo; ai de ti, Jerusalém! Até quando ainda não te purificarás?”(Jr. 13:15-27)
CONCLUSÃO
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (Jo. 6:37)
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia... Portanto todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.” (Jo. 6:44 e 45)
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido irmão deixe seu recado!