segunda-feira, 18 de julho de 2011

Palavra do Diretor do SPFB: Uma Agência Preocupada com o Ensino das Sagradas Escrituras



Viagem EUA Igreja Presbiteriana Bíblica.

1Tm. 4:13 “Persiste em ler, exortar e ensinar até que eu vá”



Nós que fazemos parte da igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, temos uma missão que nos é apresentada pelo Senhor em Mateus 28: 18-20 “...portanto ide, ensinai todas as nações” .

O Antigo Testamento registra que o ensino era fundamental na vida do povo de Deus. Os profetas e os sacerdotes tinham da parte de Deus a responsabilidade de ensinar descrevendo o futuro glorioso de Sião. Isaías 54:13 declara o anuncio de Deus: “Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor e será grande a paz de teus filhos”.
Vemos assim que o ensino era indispensável ao povo de Israel. Era através dele que recordava-se a cada geração as maravilhas realizadas pelo Senhor.
Na verdade, o ensino do Velho Testamento era o caminho pelo qual Deus conduzia o seu povo. Quando lemos o Salmo 78, vemos a importância da docência que deveria ser passada de pais para filhos. “Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos. Para que pusessem em Deus a sua esperança e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos” Salmo 78: 6, 7. A seguir, este Salmo leva o povo a uma recordação.
A história precisava ser contada, não uma nem duas, mas várias vezes. O jovem israelita ouvindo as narrativas dos pais, cruzava o mar vermelho, acampanhava-se no deserto, recebia a lei e entrava no pacto da aliança com Deus. Tudo isso era repassado constantemente para que não se esquecessem dos grandes feitos de Deus.
Esse relato possibilitava às novas gerações um meio de participar da história de Israel. Leia Deuteronômio 6: 20-25, ali você verificará que a instrução tem lugar no culto, tanto no comunitário como no familiar.
Saímos do Antigo Testamento e chegamos ao Novo. Ali nos deparamos com o Senhor Jesus Cristo, exercendo o seu ministério. Qual a metodologia usada pelo Senhor? Ensinar e Pregar.
Mateus 11:1 “E, aconteceu que acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles”.
Jesus foi um educador por excelência. Em circunstâncias, as mais diversas encontramos o Senhor ensinando, quer por parábolas quer diretamente, o ensino era um fator importantíssimo na sua vida. Seu ministério foi tipicamente docente e continua sendo através dos seus fiéis discípulos, “Ide, ensinai”.
A igreja nascente, a igreja primitiva, começou o seu ministério pondo em prática a docência. O apóstolo Paulo esperava que seu ensino fosse acatado, Colossenses 1:28 “A quem anunciamos admoestando a todo o homem e ensinando a todo homem...”.
Aconselhou o jovem Timóteo “persiste em ler, exortar e ensinar” 1Tm. 4:13. Vemos que o ensino na comunidade do povo de Deus é uma manifestação da multiforme graça de Deus para edificação e condução da igreja.
Com a reforma protestante o ministério do ensino foi restaurado. O culto passou a centralizar-se nas escrituras. A igreja voltou a ser educada, instruída na Palavra de Deus.
Lutero, um dos reformadores, teve consciência da necessidade do ensino, exortava os pais a cuidar da instrução de seus filhos, escrevendo no prefácio de seu Catecismo Maior: “Aquele que ignora essas coisas, não pode ser contado entre os cristãos, e não deve ser admitido aos sacramentos, assim como é despedido e considerado incompetente um artesão que não conhece os direitos e habilidades de seu ofício”.
E o que dizer de Calvino que fundou as primeiras escolas públicas em Genebra-Suíça em 1536, dando início assim a educação nacional, sustentada e dirigida pelo Estado.
A Reforma colocou a Bíblia no seu lugar central como fora nos tempos apostólicos.
Estimados irmãos, o nosso Seminário (Seminário Presbiteriano Fundamentalista do Brasil), funciona há mais de cinquenta anos. E o propósito desta instituição é preparar na Palavra os vocacionados ao sagrado ministério e, instruir cada membro que não é chamado para o pastorado mas, deseja melhor servir ao Senhor na sua igreja, como um soldado que maneja bem a espada do espírito.
Estamos vivendo tempos trabalhosos, tempos difíceis, conforme declaração do apóstolo Paulo a Timóteo. (1Tm. 4:1)
As igrejas, na sua maior parte, não estão dando mais à Bíblia o lugar que ela deve ter. No lugar do ensino estão os testemunhos, o louvorzão, as peças teatrais, as coreografias.
O analfabetismo Bíblico está crescendo assustadoramente. A ignorância das verdades Bíblicas campeia no seio das igrejas, a ignorância atual é impressionante.
Os líderes tornaram-se negligentes no ensino da Palavra. Como as coisas estão, qual será o futuro da igreja se o seu sustentáculo é o ensino das verdades Bíblicas.
O objetivo do nosso Seminário é proporcionar aos crentes no Senhor Jesus Cristo, as condições para que ele conheça de uma forma clara e profunda ao Senhor. Para que ele amadureça na fé. Para que com a autoridade da Palavra e o aprendizado em manejá-la bem, possam servir à sua igreja para honra e a glória do Senhor Jesus Cristo.

Rev. Pastor José Vasconcelos da Silva Filho

Diretor do SPFB do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido irmão deixe seu recado!

Sola Escriptura

Sola Escriptura
Ser um Cristão reformado é está interessado em se reformar sempre.É prezar pelos princípios da reforma, e estar disposto a adaptar toda a vida e teologia ao exame final das Escritutras.