quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mensagem S.O.S. Jovem na Cidade de Patos- Paraíba- Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil 09 e 10 Outubro de 2010


TEMA: LEVANDO DEUS A SÉRIO: QUEM SÃO OS QUE NÃO LEVAM DEUS A SÉRIO?
Texto: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” (Gl. 6:7, NVI)

INTRODUÇÃO:

Antes de começarmos com o sermão desta noite gostaria de lhes lembrar de alguns acontecimentos e dando alguns exemplos de pessoas que não levaram Deus a sério:
NAVIO TITANIC (1912): Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem disse: "Nem Deus poderá afundar meu Navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo 1500 pessoas morreram!

JOHN LENNON (1980): Depois de dar uma entrevista a uma revista americana, John disse, em 1966: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas não concordo com suas disciplinas. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo”. No mesmo ano da entrevista um fã matou John Lennon com Cinco tiros.

TANCREDO NEVES (1985): Na ocasião da campanha presidencial, Tancredo afirmou que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS) “nem Deus o tiraria da presidência da república”. Foi eleito presidente da república mais nem chegou a subir a rampa do planalto morreu no hospital um dia antes da posse.

CAZUZA (1990): Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), cazuza deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa é para você!” Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.

CAMPINAS (2005): Em Campinas, uma turma de amigos, já embriagados, foi buscar a última pessoa para ir a uma balada. Pararam em frente da casa da jovem e a chamaram. Junto com a moça veio à mãe que, com medo uma vez que todos estavam embriagados, pegou na mão da filha, que já estava dentro do carro, e disse: "Filha vai com Deus que ele te proteja”. A filha, para tirar uma onda com a mãe, disse: "Só se ele for no porta-malas, pois aqui já está lotado”. Algumas horas depois veio a noticia para os familiares dos jovens. Eles sofreram um acidente e todos morreram. O carro ficou irreconhecível, mas o porta-malas ficou intacto. A polícia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja.

I-QUAL O CARÁTER E A POSTURA DAQUELES QUE NÃO LEVAM DEUS A SÉRIO?

Permitam-me fazer um pequeno comentário exegético do texto que nos permitirá continuar definindo claramente em nossas mentes aqueles que não levam Deus a sério.

O texto lido no original grego traz a seguinte tradução literal: Gálatas 6:7b
“”
“Não vos enganeis Deus não é tratado com desprezo...” (tratado com desprezo do léxico: Rir-se de, zombar, tratar com indiferença, não levar a sério). Esta definição deriva da mesma idéia da palavra Sarcasmo (do grego antigo σαρκασμός “sarkasmos” ou “Sarkázein”; Sarx=“carne” Asmo= queimar “queimar a carne”) designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe.Esta é a definição semântica da palavra em alguns dos seus possíveis significados.


Exposição:

Antes de nos prendermos ao tema proposto “Quem são os que não levam Deus a sério” prossigamos. Após a apreensão e compreensão de que: Os que tratam Deus com sarcasmo, indiferença, que zombam são os que não levam Deus a sério. São vários sinônimos atribuídos ao mesmo significado ou idéia.

II. QUEM SÃO OS QUE NÃO LEVAM DEUS A SÉRIO, QUEM SÃO OS QUE ZOMBAM DE DEUS:

(1) São os que se entregam à falsa religiosidade:

“Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção...” ( Gl. 6:8ª). Fica evidente aqui neste texto que a vida de falsa religiosidade, ou os que são meros “crentes nominais” me refiro aqueles que fazem parte do rol de membro de qualquer igreja; que vivem de modo incoerente com os ensinamentos da Palavra de Deus, estão totalmente equivocados(enganados) aliás; esta foi a exortação inicial de Paulo: “Não vos enganeis...” . Paulo está deixando para eles claro a seguinte idéia parafraseando o texto: “Não se enganem, ninguém pode tratar Deus com indiferença, e não adianta agir com sarcasmo diante disto que eu estou lhes dizendo, porque é certo que: O que vocês fizerem de errado as conseqüências dos seus erros voltarão para vocês.”

(2) São os desobedientes:

“Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.” (Tito 1:16). Paulo mais uma vez está tratando do problema dos que se diziam cristãos mais em suas vidas negavam Cristo. Estes falsos cristãos foram chamados por Paulo nos versículos 9 e 10 de: “Contradizentes, insubordinados, faladores vãos e enganadores.” É possível que exista pessoas desta qualidade na igreja hoje? Infelizmente eu receio que sim! Notem tudo começa com a desobediência dos membros às autoridades constituídas por Deus, e porque desobedecem aos pastores e liderança das igrejas por que são insubordinados, ou seja; não se sujeitam a missão do outro (insubmisso) são rebeldes, pois não acatam nem respeitam nenhuma autoridade. São contradizentes por que agem ao contrário dos ensinamentos da Palavra de Deus: “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hb. 13:20)

(3) São hedonistas (hedonismo) Estão em busca dos prazeres:

“Agora, pois ouve isto, tu que és dada a prazeres, que habitas descuidada, que dizes no teu coração: Eu sou e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos. 9-Mas ambas estas coisas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; em toda a sua plenitude virão sobre ti... “ (Isaias 47:8a). Que terrível sentença nós temos da parte de Deus pelo profeta Isaias. Quão horrenda serão as conseqüências sobre os cristão “vida mansa” me refiro nestes termos com base em um livro de J.I. Parcker por título: Religião Vida Mansa, que trata da Teologia do prazer e do desafio do crente em viver num mundo materialista. Amados o hedonismo é a filosofia em que o homem busca o prazer com dom supremo.

Origem da filosofia do prazer (hedonismo)
Epicuro (341 – 270 a. C) filósofo grego nascido em Samos; O ponto básico de sua doutrina é o prazer onde eles se entregavam aos excessos dos festins e as orgias. Enquanto o prazer é o soberano bem, a dor é o soberano mal. Segundo a moral hedonista tem que se eliminar toda a dor.E praticar A ataraxia “ausência de perturbação” (que é um estado da alma em que nada consegue perturbá-la), ela fica impassível ou seja o indivíduo deve se despir de toda e qualquer coisa que lhe traga preocupações. Realidades como pecado, morte, castigo, condenação e inferno jamais poderiam ser aceitas pelos adeptos desta filosofia). Vejam alguns destes filósofos que Paulo encontrou em Atenas em sua viagem missionária e notem como está filosofia os impediu de entenderem o evangelho de Cristo.


“Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição... “Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez.” (At:17:18 e 32). Hoje também muitos estão tendo a mesma reação dos epicureus uns escarnecem a mensagem do evangelho outros estão deixando para amanhã. Estão vivendo suas vidas despreocupadas com as verdades do evangelho do Senhor Jesus, estão zombando da mensagem da cruz, estão procurando nos prazeres deste mundo uma filosofia de vida da qual nem eles mesmos sabiam que existia. Estão pouco preocupados com o pecado a vida de santidade. Estão vivendo como se estivessem no mundo da lua, despreocupados, indiferentes a mensagem de arrependimento e fé, não levam a mensagem nem o próprio Deus a sério.

(4) São os que se esquecem do fim, das advertências, de que a vida é rápida e passageira:
Creio que a conseqüência final e lógica na vida dos que não levam Deus a sério está bastante clara neste texto. Algo mais que deveríamos repensar sobre as nossas vidas é que: “Do nosso passado nós somos escravos, porém do nosso futuro nós somos senhores”. Não estou dizendo com isto que temos o poder de mudar os desígnios soberanos de Deus, nem que podemos nos rebelar contra os eternos decretos de Deus. Podemos com a graça Dele, e com o auxilio do Espírito Santo despertarmos da letargia espiritual e nos lembra-mos de Deus enquanto há tempo.

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; 2-antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;3-no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas,4-e as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas;5-como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;6-antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna,7-e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” (Eclesiastes 12:1-7)

“Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança. 7-Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. 8-Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. 9-Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir”. (Jo 7:7)


Conclusão:

Que possamos levar Deus a sério que possamos confiar no seu amor, constatar sua soberania, compreender sua salvação, que tenhamos em Cristo essa plena salvação, que se nos oferece pela graça somente. O Tempo é curto os anos passam que tenhamos certeza que todos prestarão contas diante do soberano Senhor que nos criou Amém.














* O Rev. Luciano Gomes da silva é Pastor da Igreja Presbiteriana Fundamentalista em Aldeia, Professor do Seminário Presbiteriano Fundamentalista do Brasil, Pós-Graduado em Teologia exegética pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Pós-Graduando em Hebraico Bíblico pela UFPE e graduando em Letras pela Faculdade São Miguel em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido irmão deixe seu recado!

Sola Escriptura

Sola Escriptura
Ser um Cristão reformado é está interessado em se reformar sempre.É prezar pelos princípios da reforma, e estar disposto a adaptar toda a vida e teologia ao exame final das Escritutras.