sábado, 24 de abril de 2010

Evangelismo Reformado


Esboço de estudo de aniversário da Igreja Presbiteriana Fundamentalista de João Pessoa - Paraíba. Dia 27 de março de 2010.
Tema: Evangelismo Bíblico (Reformado)

Texto: “Ao Senhor pertence à salvação.” (Jonas 2:9b). Pressuposto norteador de toda nossa mensagem*

“Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 2-pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3-Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4-nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5-Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus.( II Co. 4:1-5)
Introdução:

A cegueira talvez seja uma das piores deficiências físicas que o homem possa sofrer. No presente século estamos vivendo uma apostasia generalizada, em termos gerais podemos perceber claramente a crise em que se encontram as igrejas ditas “Evangélicas” o termo embora tenha se tornado vago e impreciso para definir os autênticos seguidores de Cristo que anunciam as boas novas.
O genuíno evangelho de Cristo  (As “Boas Novas”) tem sido adulterado por falsos mestres, satanás tem tomado ocasião desta situação para confundir e desestabilizar a Igreja do Senhor, Os que antes eram servos de Cristo agora se intitulam Senhor, e dizem a Deus o que Ele tem que fazer. Não há mais limites para imaginação humana, deixaram a Bíblia de lado, Séculos de uma luta pela Reforma da Igreja do Senhor em detrimento do pragmatismo barato do evangelho da prosperidade.
Tempos difíceis dos quais pensamos se ainda encontraremos homens e mulheres, cristãos sinceros dispostos a batalhar pela genuína fé evangélica? Tempos de obscurantismo semelhante ao período da Idade das Trevas onde a igreja necessitava urgente de uma reforma. Diante de um quadro desesperador precisamos estar cientes de que os verdadeiros eleitos têm a iluminação de Deus em seus olhos capacitando-os a enxergar a luz do evangelho de Cristo.
Paulo exorta-nos a não desfalecermos diante do aparente fracasso da nossa pregação, diante da impopularidade da nossa mensagem de arrependimento e fé em que os incrédulos não estão dando à mínima! As suas palavras nos confortam:“Não desfalecemos”.(II coríntios 4:1)

1ª Parte: Considerações Iniciais:

1ª A tarefa de pregar o evangelho da graça nos foi dado pela misericórdia de Deus.
Versículo 1b: “... Tendo este ministério (serviço, ofício e ministério) segundo a misericórdia...”.
Fomos alcançados pelo evangelho da graça, o mesmo que nos arrancou das profundezas das trevas para maravilhosa luz. Sabemos que éramos por natureza filhos da ira como os demais pecadores, e que éramos mortos em delitos e pecados e não havia nada de bom em nós para que merecêssemos a salvação. (Efésios 2:1-9). Tão somente pela misericórdia de Deus este evangelho da graça nos alcançou e hoje salvos pela sua graça anunciamos ao mundo perdido as verdades eternas, o puro e santo evangelho, do qual jamais devemos nos envergonhar: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. (Romanos 1:16). Cremos e subscrevemos que se a nossa mensagem for conforme a soberana vontade de Deus não teremos compromisso de massagear o ego dos homens, não procuramos bajular ou agradar a ninguém o nosso compromisso é com a Palavra e com o Deus da palavra: “Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens”. (Gálatas 1:10 e 11).

“Antes de podermos aceitar as Boas-Novas a respeito de Jesus, precisamos aceitar as Más-Novas sobre nós mesmos... sermões que adulam os pecadores jamais os salvam” (Warren Wendel Wiersbe – Pastor da igreja batista reformada nos EUA).

2ª A mensagem do evangelho da graça tem que ser fidedigna.

Versículo 2b: “... Nem adulterando (de = falsificar e adulterar) a Palavra de Deus....”.

A apostasia deste século tem produzido pseudos-pregadores que têm distorcido a Palavra de Deus aos seus ouvintes para agradá-los. Falam o que o povo quer ouvir não o que Deus quer que o povo ouça: I Reis 22:5-28.
Não é mais motivo de se admirar o fato de que nos dias atuais o genuíno evangelho da graça ande um tanto que esquecido dos púlpitos das igrejas ditas “evangélicas”. Paulo se referindo aos irmãos da igreja da Galácia disse: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho”. (Gl. 1:6). O evangelho hoje não é o mesmo que foi anunciado pelos pais reformadores já nos tempos dos apóstolos ele começava a ser adulterado (). Nos nossos dias este “Outro evangelho” a que Paulo se referia falha em cumprir com o propósito com o qual ele foi feito: “glorificar a Deus”. J.I. Packer disse algo interessante no seu livro “Entre os gigantes de Deus”: “... O outro evangelho não corresponde às finalidades para as quais o evangelho autêntico, no passado, mostrou-se tão poderoso. O novo evangelho fracassa notavelmente em produzir reverência profunda, arrependimento sincero, verdadeira humildade, espírito de adoração, e interesse pela igreja”.
“O evangelho deve ser pregado com temor, humildade e tremor. Ele não apela para a sabedoria do homem... ele não invoca sentimentos pessoais... ou uma adaptação enganosa para o gosto do dia... Mas sim, invoca fidelidade absoluta às Escrituras; ele invoca o poder do Espírito Santo e Sua manifestação, de forma que a fé possa ser fundada sobre o único poder verdadeiro o poder de Deus” – (Rev.Pierre Marcel.pastor da igreja reformada na França.)

* O “Outro Evangelho”. A partir deste ponto será a forma de citar o falso evangelho, o pragmatismo, evangelicalismo, arminianismo e outras distorções do verdadeiro evangelho de cristo.

2ª Parte: Pressupostos da Evangelização Reformada e o “Outro evangelho”.

 Os famosos 5 pontos do Calvinismo historicamente iniciaram-se na Holanda e não foi com João Calvino. Na verdade um professor Holandês chamado Jacob Armínius havia formulado os 5 pontos da sua doutrina. Em 1610 Armínius faleceu mais deixou um grupo de seguidores conhecidos hoje como arminianos.
 Até este ponto nas historia das igrejas confessionais dos paises baixos (Holanda, França e Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Suíça) e demais igrejas reformadas da Europa, subscreviam a Confissão de Fé Belga (Guido de Brés, martirizado em 1567). E O Catecismo de Heidelbergue (Zacarias Ursinus e Gaspar Oliviano ambos professores de teologia da Universidade de Heidelbergue na Alemanha). Juntamente como os Cânones de Dort formam até os dias de hoje As Três formas de Unidade das Igrejas Reformadas.
 Voltando ao contexto de Dort então; a razão da existência dos Cânones de Dort como um a confissão de fé reformada surge exatamente do embate entre os arminianos que queriam mudar essa posição teológica bíblica de evangelização e pregação da Palavra de Deus e apresentaram os 5 pontos de sua teologia em forma de protesto ao parlamento Holandês. Observem quais são o que ensinam e o paralelo com os 5 pontos do Calvinismo que foi uma defesa (reação) a estes ensinos que foram expurgados como heréticos no concílio de Dort e mais tarde desenvolvido por Calvino em Genebra, daí o nome.

1) TOTAL DEPRAVAÇÃO versus LIVRE ARBÍTRIO.
2) UMA ELEIÇÃO INCONDICIONAL versus ELEIÇÃO CONDICIONAL.
3) LIMITADA EXPIAÇÃO versus REDENÇÃO UNIVERSAL.
4) IRRESISTÍVEL GRAÇA versus RESISTÊNCIA HUMANA A GRAÇA.
5) PERSEVERANÇA DOS SANTOS versus CAIR DA GRAÇA.

Textos apologéticos: T= Rm.5:12, Ef.2: 1-10, II Tm.2:25-26, U= Ef1:4 e 5, Jo.15:16, Rm.9:21, Rm.9: 15, Rm.8:29. L= Rm.9:11, Jo.17:9, Mt.26:28, I= Rm.8:30, Jo.6:37, Jo.6:44, P= Rm.8:29-31, Rm.8:38-39, Fl.1:6,
Jo.6:39.


Carta de João Calvino ao rei Francisco I rei da França. (Antigas doutrinas da graça x Novas doutrinas)

Os nossos adversários dizem que a nossa doutrina é nova e incerta... Ao dizerem que é nova a nossa doutrina, ofendem a Deus, cuja santa Palavra não deve ser acusada de “novidade”. Para eles é nova, não duvido, mas aqueles que sabem que são velhas as seguintes palavras de Paulo: “Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação” (Romanos 4:25). Não acharão que não há nada de novo quanto a nós.
João Calvino, Basiléia 01 de agosto de 1536.


 Hoje esta mesma crítica é feita pelos pregadores do evangelho arminiano, mais como Calvino falou se esquecem que; a doutrina do evangelho da graça é um retorno as Escrituras que exaltam a soberania de Deus quanto aos seus eleitos.

3ª Parte: O Ide uma opção o uma obrigação?

Ω Mateus 28:19ª NVI:

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”.

Ω Termo grego e o tempo verbal do verbo “ir” na grande comissão:

*
Indo pois discipulai todas as nações

*= nominativo aoristo particípio passivo. Indica uma ação continua correspondente ao gerúndio

Ω Proposta:

“E evangelizando por todas as nações façam discípulos sempre”. (Continuamente)

Ω O conceito dos reformados quanto ao “Ide” como uma obrigação e não como uma opção é claramente exposta nas palavras do maior reformador francês em Genebra, Calvino:

"Vamos, cada um, empenhar-nos em atrair e ganhar para Jesus Cristo aqueles que pudermos. Cada homem deve cumprir seu dever sem ceder a qualquer impedimento. No fim, nosso esforço e nossas fadigas não falharão; eles receberão o sucesso que ainda não aparece".João Calvino.

Rev. Luciano Gomes
Pastor da IPF-Aldeia e Prof. do SPFB.

Um comentário:

  1. Amados continuo tendo problemas com a fonte grega.Se alguém puder nos ajudar favor publicar alguma informação que julgar relevante! Um abraço.

    ResponderExcluir

Querido irmão deixe seu recado!

Sola Escriptura

Sola Escriptura
Ser um Cristão reformado é está interessado em se reformar sempre.É prezar pelos princípios da reforma, e estar disposto a adaptar toda a vida e teologia ao exame final das Escritutras.